opção saudável

VÍDEO: Feira Orgânica Ana Primavesi completa um ano na UFSM

Joyce Noronha


Foto: Renan Mattos (Diário)

Nesta quinta-feira, a Feira Orgânica Ana Primavesi completa um ano desde a primeira edição, mas é na quarta-feira, embaixo da ponte seca da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), das 10h ao meio-dia, que ocorre a feira de comemoração ao primeiro ano. Segundo o chefe do escritório da Emater em Santa Maria, Guilheme Godoy dos Santos, esta é a única feira do município com certificação de produtos orgânicos.

UFSM sedia evento sobre o papel da mandioca para a segurança alimentar

Santos diz que existem três maneiras de certificar os produtos de uma feira como orgânicos. A primeira é por meio de uma empresa certificadora, a segunda é por meio de uma Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (Opac). A terceira, e que é usada pelos agricultores da Feira Ana Primavesi, é por meio de uma Organização de Controle Social (OCS).

Laboratório da UFSM lança APP que ajuda agricultor no preparo do solo para plantio

A representante da OCS Coração Agroecológico, a agricultora Carmen Silva, 63 anos, conta que a feira é composta por sete produtores, sendo cinco de Santa Maria, um de Itaara e um de Dona Francisca. A produção é de famílias da agricultura familiar e não recebe qualquer tipo de produto químico, livres de adubos industrializados e agrotóxicos.

- Nós trabalhamos com a ideia de solo vivo. Tudo na feira é produzido a partir da agroecologia, dentro da época de produção. E é isso que tentamos explicar para os clientes. Eles não vão chegar aqui e achar bergamotas se não é época de colheita, não é como um mercado - diz.

A feira foi idealizada em 2014, mas teve sua primeira edição apenas no ano passado. Atualmente, a feira é organizada por três grupos, segundo o professor da UFSM Ascísio dos Reis, 53 anos, que é um dos coordenadores da feira pela instituição de ensino. Este tripé é formado pelos agricultores, a Emater e a Universidade Federal de Santa Maria. 

- Quando fomos analisar os produtos dos agricultores, percebemos isso, que todos eles fazem produção orgânica. Optamos por destacar este como o diferencial da Feira Ana Primavesi e fazer a certificação dos produtos - conta Ascísio.

Na quarta, os clientes que forem ao local da feira, embaixo da ponte seca, poderão participar do sorteio de uma cesta de produtos orgânicos, todos cultivados pelos agricultores que promovem a feira.

PÚBLICO FIEL TODAS AS QUARTAS-FEIRAS
Prestes a completar um ano nesta semana, a Feira Ana Primavesi já possui seu público fiel. Na quarta-feira da semana passada, a aposentada Lourdes Falster, 68 anos, estava no local da feira às 9h20min, esperando a chegada dos produtores. Ela conta que toda a semana vai até a UFSM e gosta de chegar cedo para pegar os produtos mais fresquinhos. 

- Desde que fiquei sabendo que a feira ocorria, quando era lá perto do Espaço Multiuso ainda, eu comecei a vir todas as semanas. Eu já fiquei até amiga dos agricultores e eles já sabem o que gosto de levar - diz Lourdes.

A professora aposentada Maria Alzira Nobre, 87 anos, também gosta de ir todas as quartas na feira, e na semana passada, ela e a também professora Luciane Caldas, 42, foram para conhecer os produtores e o local em que ocorre o evento. Maria Alzira descreve a feira como uma proposta interessante para o debate da alimentação saudável e a comercialização de produtos frescos "de verdade" e livres de agrotóxicos.

Quem é Ana Primavesi?

  • Ana Maria Primavesi é uma engenheira agrônoma nascida na Áustria e criada no Brasil
  • É conhecida por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, especialmente no manejo ecológico do solo
  • Foi uma das pioneiras na preservação do solo e recuperação de áreas degradadas
  • Suas pesquisas apontam para uma agricultura que privilegie a atividade biológica do solo com um alto teor de matéria orgânica e substituindo o uso de de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a da adubação verde, controle biológico de pragas, entre outros
  • Ana Primavesi vai completar 98 anos de vida em 3 de outubro de 2018
  • Os agricultores entraram em contato com Ana e a família dela para pedir autorização e para explicar que gostariam de fazer uma homenagem ao usar o nome Feira Orgânica Ana Primavesi

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Agora, para ter certificação de qualidade, produtor pode só declarar que cumpre a lei Anterior

Agora, para ter certificação de qualidade, produtor pode só declarar que cumpre a lei

UFSM sedia evento sobre o papel da mandioca para a agricultura familiar Próximo

UFSM sedia evento sobre o papel da mandioca para a agricultura familiar

Agronegócio